quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Fidel, os golfinhos e a “kremlinologia intestinal”

O americano Jeffrey Goldberg foi convidado por Fidel Castro para um dedo de prosa. E publica uma fala do que ele considera como “o mais extremo dos momentos” em que esteve na companhia do velho líder cubano: “O modelo cubano não funciona mais, nem mesmo para nós”. O mundo leu e acabou exclamando um “oh” de surpresa. Mas teria Fidel dito tal frase? E tem mais: ao pedir explicações a uma colega sobre a declaração ouvida, lá vem a patacoada: “Fidel está começando a se reinventar como estadista veterano”.

Parece que a coisa não foi mesmo assim, tanto que o próprio cubano andou chuleando as mal alinhavadas frases do repórter.

Uma pena. E há que perguntar: como é que um sujeito tem uma oportunidade de ouro dessas e a deixa escapar?  Como é que um sujeito desses afirma que seu interesse inicial num almoço era ver Fidel comer e fazer uma “kremlinologia intestinal”? (sic).  

Aquele “entrevistado" não parece muito com Fidel, não pode ser o mesmo Fidel que conheci nos idos dos 80 e tornei a ver em algumas oportunidades outras.

Fidel agora se preocupa com shows de golfinhos?
Que pena, mesmo! Jeffrey Goldberg perdeu a chance de fazer uma das mais importantes matérias do século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário